sexta-feira, 14 de agosto de 2015

As 22 piores coisas da maternidade.... e mais....

Ola boa tarde....

Andei um pouco desviada mas não esqueci esta minha nova responsabilidade....

Vamos lá ver, confessem, quais foram as piores coisas, as que vos custou mais ou as que vos custa da vossa gravidez, existe a seguinte lista, eu vou assinalar as que de facto me marcaram, e acho que vou colocar mais alguma....

1) Dormir aos bochechos
    * Sim, no inicio, primeiro por termos ali um ser 'novo' e olhamos de 5 em 5 minutos para ver se esta a respirar ou se não tapou a cabeça com o lençol, segundo, porque de  três em três horas era a maminhas time....e o meu nunca se fartava e depois de mês e meio/dois meses descobrimos o porque....

2) Aos bochechos era bom, era. Não dormir!!!
     * Dormir até dormia, pois o 'despertador bebé' encarregava-se de nos acordar...

3) Discutir mais com o marido/esposo/companheiro/namorado
     * Sim, discussões do tipo, não é assim é assado, põe ali tira de acolá, despacha-te!!!! era mais nisto...
4) Não ter grande ajuda de ninguém
     * Tive a necessária....

5) Ter de deixar a criança na creche
     * Esta custou, até porque ele só tinha 5 meses, foi difícil, mas tinha de ser, e hoje não me arrependo disso....

6) Demorar uma hora a adormecê-la
     * Graças a Deus nisto saiu a mãe, ainda não chegava a cama e já estava a dormir...lol....

7) Ter de cozinhar comida saudável todos os dias
     * Tem dias, mas ainda bem que ele come de tudo, embora as vezes que faz birra e diz que não gosta ou não quer antes de experimentar mas depois de comer diz que é bom (nisto saiu inteiramente ao pai lá dele, lol)

8) Ter rotinas muito fixas
     * Algumas, tanto as nossas como as deles conseguimos manter, o que é bom, outras já é quando pode ser....

9) Não conseguir ir ao cinema/teatro/jantar fora (basicamente não ir a lado nenhum)
     * Completamente certo, no inicio, porque é muito bebé óbvio que não podemos ir onde queremos, depois (2 anos e 10 meses) é porque é muito irrequieto e não sossega um segundo....

10) Ter a casa sempre em pantanas e roupa por passar a chegar ao tecto
      * Não é sempre assim, mas é quase, posso dizer que la em casa depende da semana...

11) Não conseguir tomar banho ou fazer cocó descansada
      * É verdade, ontem por exemplo, estava ele já na cama tudo pronto para dormir e eu fui dizer que ia tomar banho e ele muito depressa: 'eu vou com a mamã', pés no chão, 'vamos dizia ele, dar banho a mamã', e eu a pensar, só queria tomar banho sossegada, help!!!! lol....

12) Ter os Caricas e companhia na cabeça o dia todo
      * Todo o dia, na hora de dormir, no carro, em todo lugar, Caricas, Xana Toc Toc, Avô Cantigas e mais uma serie de músicas em inglês....

13) As birras dos filhos
      * No supermercado porque quer ovos kinder e batatas fritas, no café onde a mamã vai todos os dias porque quer sumo, batatas fritas, chupas e ovos kinder, no café onde a 'tita' trabalha porque quer ovos kinder, nos arraiais porque quer brinquedos e andar, como se contuma dizer, como o 'rabo no ar' lol... e etc etc etc...
14) Ter dificuldade em amamentar
      * A minha dificuldade na amamentação era a falta de leite, por isso a minha referencia no item nº 1, podia estar uma, duas ou três horas a mamar e no fim tinha de tira-lo e gritava feito maluco e eu não percebia o porque, mãe de primeira viagem é assim, até que o avô (meu pai) um dia ao vê-lo chorar disse 'rapariga, esse pequeno tem fome, vai comprar uma lata de leite e vais ver' e não é que era verdade?! a partir dai era biberão e sono certo, acabou as maminhas.....

15) Ter tido uma excursão no quarto nos dias depois do parto
      * Isto não me aconteceu, o meu pessoal era todo minimamente sensato :) e sabia que uma recém mamã  quer é descanso é sossego...

16) Ter vozes sempre à nossa volta a opinarem
      * Isso foi antes de nascer, depois de nascer e continua a ser assim, mas eu só ouço aquilo que me convém e faço o que acho melhor não porque me dizem, Graças a Deus sei pensar por minha cabeça....

17) Não ter grande vontade de fazer amor
      * É verdade, parecendo que não, ter um bebé é desgastante, em todos os aspectos ao qual se junta o medo no inicio das relações, mas com paciência e compreensão chegamos lá......

18) O corpo ter mudado muito
      * Muda, é verdade, mas antes seja uma mudança por gravidez e não uma mudança por doença, tudo volta ao sitio, temos é de fazer com que lá volte....

19) Estarem doentes semana sim, semana sim
      * Faz parte, já passei pela fase da conjuntivite alérgica, febre dos dentes a nascer, otite, 'buxo virado', varicela....

20) Ouvir que os filhos estão magrinhos
      * Juntamente com a sugestão de tomar vitaminas, eu nunca tomei vitaminas e não deixei de ser uma criança normal, sou da opinião de que se tomam medicação ou vitaminas por tudo e por nada, quando chegue ao dia que seja realmente necessário não fará o efeito desejado....

21) Acharem que a licença de maternidade são umas férias
      * São um periodo de adaptação e cuidados...

22) ____________________ (complete a sua frase)

Agora, eu depois de 2 anos e 10 meses...

22) Comprar uma peça de roupa ou sapatos para o filhote
      * Uma aventura quando queremos experimentar para confirmar tamanhos, e não quer vestir ou calçar, e esperneia de toda maneira e feitio que parece o fim do mundo...

23) Vestir ou calçar algo novo
      * Completando a frase anterior, depois de experimentar não a quer tirar de jeito nenhum e os sapatos quer calça-los para ir até a casa de banho....

24) Cansada de 'berrar' literalmente pelo seu nome
      * No fim de semana passado fui ao 'arraial' da minha aldeia, Canhas Ponta do Sol, e estive aos altos berros no meio da festa, porque não parava quieto e quando dava por mim lá ia ele a barraca das pistolas de sabão para comprar uma, a minha colega disse que eu parecia a Cristina Ferreira esganiçada (fiquei na dúvida se era um elogio por chamar-me de Cristina Ferreira, pessoa que admiro muito,ou se era uma ofensa por chamar-me delicadamente e esganiçada)

25) Retirada da chucha
      * Como já informei no blog, retirada com sucesso

26) Retirada da fralda
      * Esta é mais tramada, não foi difícil, como tudo tem de ter um periodo de adaptação, trabalho em grande parte das meninas do infantário a quem agradeço do fundo do coração, ficava contente quando chegava a escolinha e não havia roupa para lavar, era sinal de que o xixi tinha estado controlado, mas ao chegar a casa descontrolava-se, eu brigava com o meu filhote e ele dizia 'a mamã não diz' e eu respondia 'mas a mamã não tem de dizer, tu é que tens de dizer quando tens vontade' e ele mantinha sempre a sua resposta, a mamã não diz, até que percebi o porque de tal resposta, no infantário as meninas dizem 'vamos fazer xixi' e la iam eles, portanto, eu é que tinha de dizer para ir, que era para manter o sistema da escolinha, e muitas das vezes ele embirrava que não queria fazer e depois de dois minutos fazia nas cuecas... Atenção mamãs, são fases, que não duram para sempre... já vai a casa de banho por sua iniciativa (as vezes) nestes dias meu filhote foi fazer xixi as babaneiras, o que já não é mau...

27) É parecido ao pai! Não, é a mãe!!
     * Meu filho dizem 'eles', é a cara do pai, é a cara da mãe é a cara do avô materno, já cheguei a conclusão de que a cara é mesmo dele mas com um bocadinho de cada um, do nariz para cima é a mãe, do nariz para baixo é do pai, os olhos atravessados são da mãe, confesso, o feitio 'relesinhos' também é da mãe, o sorriso amoroso é do pai, a maneira de ser tem parte a avó paterna e tem parte da mãe, portanto, uma mistura explosiva....

28) Boa memória e capacidade de aprendizagem
     * Já notei que ele não esquece,não esquece uma música, uma coreografia, pessoas, lugares, o que tem ou faz em certos lugares, quem lhe mostra carinho e quem não, quem o trata bem e quem não, nisso sai a mãe lol...

Esta é a minha vivência na gravidez e maternidade, digam lá da vossa justiça....


Beijinhos....

V.P*

Sem comentários :

Enviar um comentário