Gostei do texto ate porque me faz lembrar aquilo que tive com o sacrifício dos meus pais, nem sempre me deram o que eu queria e quando queria, algumas vezes deram quando puderam, outras não deram porque simplesmente não podiam, emigrar para um pais estranho e trabalhar horas a fio faz com que possamos dar valor a aquilo que temos, e nem sempre o amor é dar tudo o que os nossos filhos querem, mais vale não darmos e então darmos outros ensinamentos, tenho certeza que tal como eu hoje faço, o meu filho um dia me agradecerá ter-lhe dito alguns 'nãos' pela vida fora...
Claro que gosto de lhe comprar algum brinquedo, principalmente quando ele pede com os olhos a brilhar, mas, tenho consciência de isso não lhe servirá de grande coisa no futuro, para a sua vida!!! Ficará satisfeito no momento ou nos dias seguintes mas depois a magia do brinquedo acaba e, ao contrário disso, a seguinte lista sim fará mais por ele(s)....
35 Presentes que os seus filhos nunca esquecerão
1. Afirmação. Às vezes, uma simples palavra de afirmação pode mudar uma vida inteira. Certifique-se que seus filhos sabem o quanto os valoriza. E relembre-lhes sempre que possível!
2. Arte. Com o apoio da internet, toda a gente pode criar. O mundo só precisa de mais pessoas com espirito artístico! Ensine o seu filho a ter gosto pelas atividades “faça você Mesmo” e a ser autodidata.
3. Desafio. Incentive os seus filhos a sonhar. O céu é o limite. Se sonhar o, aparentemente impossível, irá procurar alcançar objetivos acima das suas expectativas. Até os pais ficarão surpreendidos com o que ele consegue fazer.
4. Compaixão / Justiça. A vida não é justa. E nunca será, porque há muitas variáveis. É matemático. Mas se houver alguma injustiça passível de ser alterada, eu quero que eles sejam os primeiros a querer corrigi-la
5. O contentamento. A necessidade de ter sempre mais é contagiosa. É um vício. Portanto, um dos maiores presentes que pode dar aos seus filhos é ensinar-lhes a ficarem satisfeitos com o que têm … mas não com o que são.
6. Curiosidade. Ensine seus filhos a fazer perguntas sobre quem, o quê, onde, como, porquê e por que não. “Para de fazer tantas perguntas!” são palavras que nunca devem sair da boca dos pais.
7. Determinação. Um dos fatores determinantes no sucesso de uma pessoa é a força de vontade. Mostre-lhe o que é a persistência e determinação.
8. Disciplina. As crianças precisam aprender tudo, desde o gatinhar, até a ter comportamentos adequados, relacionar-se com os outros, como obter resultados, e como alcançar os seus sonhos. A disciplina não deve ser evitada nem retida, mas sim consistente e positiva.
9. Incentivo. As palavras são poderosas. Tanto podem criar como podem destruir. Escolha as palavras cuidadosamente de forma a criar pensamentos e caminhos positivos para os seus filho.
10. A fidelidade. A fidelidade no casamento inclui mais do que apenas a parte física. Inclui o nosso olhar, a nossa mente, o coração e a alma. Demonstre o seu amor pelo seu marido/mulher à frente dos seus filhos. Eles nunca irão esquecer.
11. Ver o lado positivo. Ajude os seus filhos a ver o copo meio cheio. A ver o lado positivo da vida, e das pessoas que conhecerem.
12. Generosidade. Ensine seus filhos a serem generosos. A generosidade propaga-se!
13. Honestidade e integridade. A honestidade é uma qualidade que devemos transmitir aos nossos filhos desde crianças. Assim, haverá uma maior probabilidade de se tornarem adultos honestos e íntegros. E os adultos honestos tendem a sentir-se bem consigo próprios e a desfrutar melhor das suas vidas, evitando situações de stress e dormindo melhor à noite.
14. Esperança. A esperança é saber e crer que as coisas vão melhorar. Dá-nos força, resistência e determinação. E nos tempos desesperadamente difíceis da vida, alavanca-nos.
15. Abraços e beijinhos. Uma vez ouvi a história de um homem que disse ao seu filho de 7 anos de idade que ele já era muito velho para beijinhos. Parte-me o coração sempre que penso dele. Fiquem a saber que os filhos nunca são velho demais para receber carinho, e demonstrações de amor por parte dos pais!
16. Imaginação. Se aprendemos alguma coisa ao longo dos últimos 20 anos, é que o mundo está em constante mudança e evolução. E as pessoas criativas não são as que sofrem com isso: são as que fazem parte desse processo!
17. A intencionalidade. Eu acredito fortemente na vida intencional e parentalidade intencional. Abrande o ritmo. Considere quem você é, para onde vai, e como vai lá chegar. E faça o mesmo para cada um de seus filhos.
18. Colo. É o melhor lugar de todo o mundo para ler um livro, contar uma história, ou apenas conversar. E está mesmo à sua frente o tempo todo.
19. Aprendizagem ao Longo da Vida. A paixão por aprender é diferente de aprender na escola. Esta aprendizagem começa em casa. Ler, brincar, fazer perguntas, analisar e expor. Por outras palavras, aprender a amar através da aprendizagem.
20. Amor.
21. Refeições juntos. As refeições proporcionam uma oportunidade única para o relacionamento. Uma família que não faz refeições junta não cresce junta.
22. Natureza. As crianças que aprendem a apreciar o mundo à sua volta, aprendem também a cuidar do mundo à sua volta. Nós como pais, ensinamos os nossos filhos a arrumar as suas coisas dentro de casa. Não deveríamos ensinar também a arrumar fora dela?
23. Oportunidade. As crianças precisam de experimentar coisas novas para que possam perceber aquilo que gostam e aquilo em que são boas. E ao contrário da crença popular, tudo se experimenta com pouco dinheiro.
24. Otimismo. Os pessimistas não vão mudar o mundo. Os Otimistas, sim. Pelo menos eu acredito que sim, e os meus filhos também.
25. Paz. Sim, não somos nenhumas Misses e sabemos que ao nível mundial é impossível. Mas em pequenas coisas ao nosso redor, fará toda a diferença.
26. Orgulho. Comemore as pequenas coisas da vida. Afinal, são os pequenos feitos que um dia se tornam em grandes conquistas.
27. Espaço para asneirar. Crianças são crianças. Isso é o que os torna únicas e divertidas e que nos rebenta com a paciência. Dê-lhes espaço para experimentar, explorar e asneirar.
28. Auto-Estima. As pessoas que aprendem a valorizar-se são mais propensas a ter autoconfiança, e auto-estima elevada. Como resultado, eles são mais propensos a se tornarem adultos que respeitam seus valores e a cumpri-los mesmo quando ninguém mais está a observar.
29. Sentido de Humor. Rir com seus filhos todos os dias. Com eles, para eles e rir deles ou de si.
30. Espiritualidade. A Fé eleva a nossa visão do universo, do nosso mundo e das nossas vidas. E ajuda-nos a aceitar com mais facilidade situações imprevisíveis.
31. Estabilidade. Um lar estável são os alicerces para uma vida estável. As crianças precisam de reconhecer o seu lugar na família, saber em quem podem confiar, e saber quem está sempre disponível para elas.
32. Tempo. O presente do tempo é o presente que você nunca pode voltar ou ter de volta. Então, pense com cuidado sobre quem (ou o que) está a receber (ou consumir) o seu.
33. Atenção exclusiva. Talvez isto possa ajudar: Desligue e volte a ligar.
34. Singularidade. O que nos torna diferentes é o que nos torna especiais. A Singularidade não deve ser escondida. Deve ser exibida e explorada. Todos somos diferentes. Ajude-os a descobrir quem são.
35. Uma casa acolhedora. Saber que têm sempre as portas de casa abertas é muito gratificante no crescimento dos filhos. E a sua casa? Transborda a uma casa com vida?
Claro, nenhum desses presentes estão à venda na sua loja de departamento local. Mas, eu acho que essa é a questão.
Beijinhos....
V.P*